A história do Festival de Teatro Universitário


FESTIVAL DE TEATRO UNIVERSITÁRIO - PONTO DE VISTA: o teatro universitário no foco da cena


       O Festival de Teatro Universitário Ponto de Vista é um evento permanente do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão e já faz parte do calendário de atividades da instituição. Idealizado a partir dos anseios pelo fomento à difusão do teatro universitário produzido em sala de aula, estudantes de Teatro da UFMA, com suporte da professora Michelle Cabral, do Departamento de Artes da UFMA, com muita garra e determinação, inscreveram o Festival Ponto de Vista enquanto projeto de extensão, sendo aprovado pela UFMA e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA, para realização em 2013.


            O sucesso foi tão grande, que logo se pensou na sua segunda edição. Começa aí a expansão do festival, que passou de projeto coordenado por uma professora para um projeto do departamento de teatro, com colaboração de outros professores. Surge então a necessidade de dialogar com novos personagens. As dimensões já não eram mais as mesmas e o festival passou a categoria de festival transdisciplinar, conseguindo envolver estudantes de outros cursos, como Comunicação Social, Design, Filosofia, Psicologia, Artes Visuais, etc. Os limites já não eram mais os muros da Cidade Universitária do Bacanga e o festival se expandiu para escolas de ensino médio e campi da UFMA no interior.



          Em sua segunda edição o festival não voltou a ser contemplado pelos financiamentos da UFMA e da FAPEMA enquanto projeto de extensão. Entretanto, o desejo de sustentar as atividades vivas desafiou a comissão organizadora e demais envolvidos no projeto, que decidiram manter a realização do evento de maneira independente e buscar colaboração de parceiros. A equipe iniciou os trabalhos com a certeza da realização do evento e, apesar dos desafios e dificuldades encontrados decorrentes do período eleitoral, logo se conseguiu apoio de da UFMA e de outras instituições e grupos de teatro parceiros, que apostam na proposta e no potencial artístico-educacional do evento.



            Grandes foram os desafios, barreiras e dificuldades que surgiram durante a caminhada. Porém, assim como quem escolheu fazer da arte a sua vida, as superações foram se tornando realidade e dia após dia o II Festival de Teatro Universitário Ponto de Vista se tornava mais real. Esse dia está chegando! E para celebrar a concretização desse sonho estamos esperando e convidando tod@s para participarem das oficinas, palestras, espetáculos, enfim, de toda programação do II Festival de Teatro Universitário Ponto de Vista - UFMA, a partir do dia 22 de setembro, com programação até o dia 27, em vários locais da cidade como de 2014.




               Para garantir sua participação basta baixar a ficha de inscrição que está anexa ao edital (disponível no blogue do festival), preencher e enviar para o e-mail inscricaofestivalpontodevista@gmail.com.


FONTE: MAURÍCIO D'PAULA



Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário